sexta-feira, 22 de maio de 2015

Banco norte-americano vai abrigar dinheiro de Cuba

União das finanças dos dois países é passo histórico para estreitar relações.
Pequeno banco na Flórida abriu conta do governo cubano.

Stonegate, um pequeno banco regional com sede em Pompano Beach, na Flórida, vai abrigar dinheiro cubano. Esse é um dos passos – e também, um dos maiores obstáculos – para estreitar as relações entre os Estados Unidos eCuba, que voltaram a dialogar em dezembro
Muitos líderes empresariais norte-americanos já expressaram interesse em investir no país vizinho, mas querem ver mais infra-estrutura financeira – bancos dos EUA em Havana – antes de negociar por lá.
"Esperamos que este seja o passo inicial para normalizar laços bancários entre os dois países, que irão beneficiar as empresas norte-americanas que desejam fazer negócios em Cuba, assim como o povo cubano", disse o CEO Stonegate Dave Seleski em um comunicado.
Os investidores também parecem ter gostado da notícia: as ações do Stonegate (SGBK) nas bolsas norte-americanas subiram 4% desde que a primeira notícia foi publicada, na quarta-feira.
"Esta é uma boa notícia, e um tempo para chegar, finalmente, o que nos permite mover-se após o que tem sido uma pedra de tropeço nas conversações de normalização", diz Alana Tummino, diretora de política na Americas Society.
Cuba fechou sua embaixada nos EUA no fim da década de 1950. Autoridades dos Estados Unidos e cubanas estão reunidas no Congresso essa semana para negociar a reabertura das embaixadas dos dois países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário