sexta-feira, 29 de maio de 2015

PF cumpre 90 mandados de busca para combater esquema de lavagem

Operação batizada de 'Acrônimo' foi deflagrada em GO, MG, RS e DF.
Policiais federais apreenderam uma aeronave turboélice, em Brasília.

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (29), em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, uma operação para desarticular um suposto esquema de lavagem de dinheiro. Cerca de 400 policiais federais cumprem 90 mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara da Justiça Federal do DF. Também foi feito o sequestro judicial, em Brasília, de um avião particular, turboélice, avaliado em R$ 2 milhões.
Em nota, a PF informou que as investigações da operação batizada de Acrônimo tiveram início em outubro do ano passado, quando a corporação apreendeu R$ 116 mil com três pessoas em uma aeronave particular no aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, na capital federal – o mesmo avião apreendido nesta sexta-feira. O nome da operação, explicou a Polícia Federal, é uma referência ao fato de o prefixo da aeronave na qual foi localizado o dinheiro ser uma sigla formada pelas iniciais dos nomes dos familiares dos principais investigados.
Na apreensão do ano passado, a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar suposta lavagem de dinheiro. Os três passageiros que estavam no avião particular eram Marcier Trombiere Moreira, servidor de carreira do Banco do Brasil que trabalhou, no ano passado, na campanha do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT); o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, dono de uma gráfica que também prestou serviço para a campanha do governador petista e que, em 2010, chegou a ser investigado por supostas ligações com aprodução de dossiês contra candidatos do PSDB; e um homem identificado como Pedro Medeiros.
À época, a Coligação Minas Pra Você, de Pimentel, informou que Moreira e a gráfica de Oliveira Neto foram desligados com o fim da campanha eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário