quarta-feira, 17 de junho de 2015

Ambulâncias do Samu quebram e deixam moradores sem assistência

População diz que problema ocorre há dois meses em Pires do Rio, GO.
Órgão diz que veículos aguardam peças; secretaria alega ter alternativas.

Do G1 GO
Moradores de Pires do Rio, no sudeste do estado, reclamam que estão sem auxílio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A cidade contava com duas ambulâncias, sendo uma principal e uma reserva. No entanto, as duas estragaram e há mais de dois meses os serviços deixaram de ser prestados na cidade.
“Quando há um acidente com uma fratura exposta, ou algo mais grave, tem que deslocar esse paciente para Goiânia. Por isso há a necessidade das ambulâncias do Samu. Quando o serviço não funciona, a população da cidade é quem sofre”, disse o advogado Wilson Aires.
De acordo com o Samu, as ambulâncias atendem quatro municípios que ficam na região de Pires do Rio, somando mais de 40 mil pessoas. Porém, o veículo principal apresentou problemas no motor e segue aguardando os reparos.
“É um carro importado e existe dificuldades para conseguir essas peças, que tiveram que vir de fora, pois não achamos nem nas concessionárias. Então compramos da Argentina e estamos aguardando a transportadora nos entregar essas peças”, explicou a coordenadora do órgão, Kamille Ferro Leão.
Com isso, os socorristas passaram a usar o veículo reserva, que já tinha fundido o motor duas vezes, e voltou a apresentar o mesmo problema. Ele foi levado a uma oficina particular da cidade, onde segue parado.
Enquanto isso, quem precisa de atendimento segue desamparado. “Eu precisei de uma ambulância para deslocamento da minha casa para o hospital e me disseram que isso não era obrigação do Samu. Isso é um absurdo”, reclamou a dona de casa Lúcia Silva.
O secretário de Saúde de Pires do Rio, Hélio Bernardes, disse que a ambulância principal deve ser consertada na semana que vem, assim que as peças chegarem da Argentina. Já o veículo reserva só deve ser reparado daqui há um mês, pois ainda é preciso definir por licitação a oficina que vai realizar os serviços.
Bernardes ressaltou que caso seja necessário transferir algum paciente em estado grave para Goiânia será solicitada uma ambulância do Samu que fica em Caldas Novas, a cerca de 100 km da cidade. Além disso, o secretário ressaltou que o município conta com uma ambulância do Corpo de Bombeiros, que pode fazer o transporte dessas pessoas.
Enquanto ambulâncias aguardam reparos, população reclama de falta de atendimento, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Enquanto ambulâncias aguardam reparos, população reclama em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário