segunda-feira, 22 de junho de 2015

Cães de raça são roubados em SP; suspeita é a de que sejam vendidos

Feira clandestina em Itaquera vende animais em gaiolas apertadas.
Após ter comprado cachorro de ambulantes, mulher devolveu à dona.

Do G1 São Paulo

Os roubos de cães de raça têm sido cada vez mais frequentes na capital paulista, segundo informou o Bom Dia São Paulo. Os donos suspeitam que os animais roubados sejam vendidos em feiras clandestinas.
A balconista Roberta Vicente de Lima afirmou que seu cachorro Marley, da raça Pug, foi roubado e devolvido por uma mulher que disse ter comprado o cachorro em uma feira de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.

“Meu pai foi passear com ele, em um domingo à tarde. Então, um carro com três rapazes se aproximou. Eles quebraram a costela do meu pai, que reagiu porque não queria deixar que levassem o cachorro, mas eles levaram”, contou.
Depois de colocar cartazes pelo bairro e divulgar o desaparecimento nas redes sociais, Marley foi devolvido. O animal ficou oito dias longe de casa.
Na feira de Itaquera, os ambulantes vendem filhotes e cachorros adultos na calçada sem nenhuma autorização. Os cachorros ficam apertados em gaiolas e alguns, dependendo da raça, são colocados dentro do porta-malas de carros ou em caixas de papelão.
Um ambulante garante, verbalmente, que um filhote de shih-tzu, vendido a R$ 800, tem pedigree e garantia de um ano.
É possível encontrar até raças de cachorro bem mais caras como o Lulu da Pomerânia. Os vendedores chegam a aceitar até encomenda. “Daqui mais ou menos umas duas semanas, acho que eu já tenho ela”, afirmou o vendedor sem perceber que estava sendo gravado.
Um vendedor ambulante confirma que cães roubados são oferecidos na feira. “Eles tomam os filhotes e depois vêm na feira vender a preço de nada. Às vezes, eles tomam o filhote e vendem aqui mesmo”, disse.
Com os roubos de cachorros de raça, os donos compartilham informações nas redes sociais na tentativa de encontrar os animais.
Um dos cachorros procurados é o Whiskey, um Lulu da Pomerânia, que foi roubado no Tatuapé, na Zona Leste. Imagens mostram a dona passeado com o cão na rua quando um homem se aproxima e sai puxando o cachorro. É possível ver o ladrão fugindo com o cachorro no colo.
A administradora Andrea Lopes Gonçalves passou por um roubo semelhante. A cachorrinha dela, Cristal, da raça Pug, foi levada por assaltantes em março. A cadela estava dentro do carro roubado pelos criminosos. “Tentei pegar, abrir a porta do carro, tentei tirá-la do carro, não deixaram. Ele olhou para a minha cara, olhou para o cachorro, me empurrou e levou por pura maldade”, afirmou.
Como as crianças dela estão muito tristes sem a Cristal, a Andreia comprou outra cachorrinha, a Lara. “Vira e mexe eu vejo eles olhando o vídeo da Cristal, lembrando alguma coisa e comparando a Lara com a Cristal. Então ameniza, mas não substitui”, observou.
A Secretaria da Segurança Pública disse, por telefone, que não poderia falar sobre o roubo de cães porque não tem números específicos desse tipo de ocorrência. Sobre a feira em Itaquera, a Secretaria disse que também não poderia falar sobre o assunto porque feiras clandestinas são um assunto de responsabilidade da Prefeitura.
Por nota, a Subprefeitura de Itaquera informou que vai programar uma vistoria técnica na Feira de Itaquera. A vistoria deve ser feita, segundo a Subprefeitura, em parceria com a Guarda Civil Metropolitana e com a Vigilância Sanitária para que sejam "tomadas as devidas providências". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário