sexta-feira, 19 de junho de 2015

Chefs renomados servem refeições a 50 metros do chão em Brasília

Até 2 de julho, 270 casais vão almoçar, jantar e ter coquetéis na plataforma.
Beneficiados ganharam promoção; experiência na Europa custa 2 mil euros.

Raquel MoraisDo G1 DF
Convidados durante almoço em plataforma a 50 metros do chão, no centro de Brasília (Foto: Raquel Morais/G1)Convidados durante almoço servido em plataforma a 50 metros de altura em Brasília (Foto: Raquel Morais/G1)
Quem passar pela Esplanada dos Ministérios a partir desta sexta-feira (19) vai testemunhar uma experiência inusitada: ganhadores de duas promoções feitas por um shopping do centro deBrasília almoçarão, jantarão e desfrutarão de coquetéis a 50 metros do chão. O restaurante foi improvisado em cima de uma plataforma que pesa quase 8 toneladas, sustentada por um guindaste que se ergue até a altura de um prédio de 15 andares.
A estrutura é composta de uma mesa retangular com 22 poltronas, que têm cintos de três pontas para garantir a segurança dos "clientes". No meio, cinco profissionais – um chef, dois ajudantes e dois técnicos – vestidos com macaquinhos de segurança se revezam para montar os quatro pratos servidos em cada refeição, além de garantir que todas as quatro taças de cada cliente estejam sempre servidas de água, vinho e espumante.
Caminhão com guindaste, usado para erguer plataforma no DF (Foto: Raquel Morais/G1)Caminhão com guindaste, usado para erguer plataforma no
DF (Foto: Raquel Morais/G1)
Toda a aventura é acompanhada de música, e os profissionais fazem brincadeiras e contam piadas para manter o clima descontraído. Clientes mais corajosos são convidados a testar possibilidades de estender a emoção: a poltrona gira 90° para cada lado e tem uma alavanca que permite ao usuário se deitar. Os avisos sobre a necessidade de manter o cinto afivelado e de deixar objetos pessoais o mais perto possível do centro da mesa são constantemente reforçados para evitar acidentes. A experiência dura uma hora.
Instalada ao lado do Teatro Nacional, a plataforma permite uma visão ampla do centro da capital do país. É possível enxergar os principais monumentos do Distrito Federal, como o Congresso Nacional, a Catedral Metropolitana, a Rodoviária do Plano Piloto e a Torre de TV. A característica chamou a atenção do proprietário da estrutura, o paulista Eduardo Lovro.
"Brasília, pelo que já vi ao ter subido, por estarmos na Esplanada e aqui ser uma área plana e não ter nada em volta, te dá algo diferenciado, de enxergar em 360°. Isso não tive em lugar nenhum por onde passamos", afirmou. "Acho que o diferencial é muito o conceito de misturar o alto da gastronomia com o fato de estar nas alturas de uma forma inusitada. Sair do comum com o que se está acostumado. Não é algo que se pode ter em qualquer lugar."
Convidados durante almoço servido em plataforma erguida a 50 metros de altura, no centro de Brasília (Foto: Raquel Morais/G1)Convidados durante almoço servido em plataforma erguida a 50 metros de altura, no centro de Brasília (Foto: Raquel Morais/G1)
Criada na Bélgica em 2004, a "Dinner in the sky" chegou há seis anos no Brasil e já passou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia. Ela receberá 270 clientes e respectivos acompanhantes em Brasília, até o dia 2 de julho. Não há previsão para a transferência da estrutura para outras cidades.
Paralelamente, países como Áustria, Croácia e Lituânia recebem uma plataforma semelhante. O custo nesses lugares para a subida chega a 2 mil euros. Ao todo, mais de 45 nações já registraram a passagem da estrutura.
Beneficiados
Os 270 ganhadores das promoções de dia das mães e dia dos namorados, junto com os acompanhantes, poderão apreciar refeições assinadas por sete chefs renomados de Brasília. A lista traz os nomes de Francisco Ansiliero, do Dom Francisco; Dudu Camargo, da rede Dudu Camargo; Rosario Tessier, da Trattoria da Rosario; Alexandre Albanese, da Nossa Cozinha Bistrô; Marcelo Petrarca, do Bloco C; David Lechtig, do El Paso; e Renata Carvalho, do Ancho Bistrô Fogão.
O chef e apresentador de TV Guga Rocha, durante almoço em plataforma erguida a 50 metros do chão em Brasília (Foto: Raquel Morais/G1)O chef e apresentador de TV Guga Rocha, durante almoço em plataforma erguida a 50 metros do chão em Brasília (Foto: Raquel Morais/G1)
O chef e apresentador de TV Guga Rocha é o responsável pelo pratos dos outros dias. São, ao todo, cinco "viagens" diárias, sendo um almoço, dois coquetéis e dois jantares. Há 45 funcionários envolvidos no processo, incluindo os que acompanham do chão as subidas.
Para participar, os clientes precisaram fazer compras a partir de R$ 450, assinarem cupons e os colocarem em uma urna. De acordo com o Pátio Brasil, 10,7 mil pessoas concorreram ao sorteio das refeições.
Plataforma suepensa por guindaste a 50 metros de altura na Esplanada dos Ministérios (Foto: Kleber Alexandre/G1)Plataforma suspensa por guindaste a 50 metros de altura na Esplanada (Foto: Kleber Alexandre/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário