terça-feira, 23 de junho de 2015

Mulher fica dias sem conseguir andar e médicos culpam calça skinny

Paciente na Austrália foi a hospital com fraqueza severa nos tornozelos.
Lesão ocorreu depois que ela passou várias horas agachada com a calça.

Do G1, em São Paulo
Calça apertada (Foto: qguillory1/Freeimages.com)Foto de arquivo mostra calça do tipo
'skinny' (Foto: qguillory1/Freeimages.com)
Uma mulher de 35 anos chegou ao Hospital Royal Adelaide, no sul da Austrália, com uma fraqueza grave nos tornozelos. Exames mostraram que ela tinha danificado fibras musculares e nervos de sua perna. A culpada, segundo os médicos, foi sua calça skinny, modelo justo de jeans.
O caso foi descrito em um artigo na revista científica "Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry". Segundo os médicos que a atenderam, ela tinha passado o dia ajudando um parente em uma mudança e ficara muito tempo agachada esvaziando prateleiras.
Ao longo do dia, sentiu sua calça cada vez mais apertada e desconfortável. À noite, sentiu seu pé dormente enquanto caminhava e acabou tropeçando e caindo. Ela não conseguia mais levantar e ficou várias horas no chão até que alguém a encontrasse.
Suas panturrilhas estavam tão inchadas que foi preciso cortar os jeans para tirá-los.
No dia seguinte, quando chegou ao hospital, os médicos constataram fraqueza dos tornozelos e dos movimentos dos dedos do pé. Havia lesões nos nervos e nos músculos. Segundo os médicos, os nervos foram comprimidos por causa do longo período de agachamento e o uso dos jeans skinny provavelmente potencializou os danos aos nervos.
"Relatos anteriores de neuropatias por uso de jeans apertados estavam limitados a lesões do nervo cutâneo lateral da coxa, provavelmente causado por compressão do nervo no ligamento inguinal. O caso presente representa uma nova complicação neurológica de usar jeans apertados", diz o estudo.
A paciente ficou internada recebendo hidratação intravenosa. Depois de quatro dias de internação, ela conseguiu andar novamente sem ajuda e teve alta.
 Tomografia computadorizada da perna direita da paciente mostra inchaço dos músculos  (Foto: Reprodução/J Neurol Neurosurg Psychiatry)Tomografia computadorizada da perna direita da paciente mostra inchaço dos músculos (Foto: Reprodução/J Neurol Neurosurg Psychiatry)

Nenhum comentário:

Postar um comentário