terça-feira, 23 de junho de 2015

Postar no Twitter sobre tema da aula ajuda no aprendizado, diz pesquisa

Pesquisa da Universidade de Miami ouviu 145 universitários.
G1 ouviu estudantes sobre o tema: maioria acha difícil manter o foco.

Do G1, em São Paulo
Mandar mensagens de texto e tuitar durante a aula podem ajudar os estudantes a se concentrarem e a entenderem melhor o conteúdo das disciplinas, segundo conclusão de pesquisa feita pelo professores Jeffrey H. Kuznekoff e Scott Titsworth, da Universidade de Miami-Middletown.

(VÍDEO: Acima, o G1 ouviu estudantes respondem ser celular ajuda na sala de aula)

O estudo foi feito com 145 universitários americanos concluiu que usar o celular durante a aula pode ser benéfico se tiver relação com o conteúdo da disciplina. Entretanto, o levantamento aponta que alunos que usaram o celular fora desse propósito tiraram notas mais baixas do que aqueles que se mantiveram focados no tema.
Se eu fosse um estudante universitário e me mostrassem que mandar mensagens de texto no celular durante a aula pudesse me prejudicar, isso me ajudaria a evitar o telefone na sala de aula"
Jeffrey H. Kuznekoff,
professor da Universidade de Miami-Middletown
Em entrevista ao G1, o autor Jeffrey H. Kuznekoff, professor de Comunicação, explica que a pesquisa surgiu da dúvida de como as notas finais dos estudantes são influenciadas pelo uso dos celulares na sala de aula.
"Se eu fosse um estudante universitário e me mostrassem que mandar mensagens de texto no celular durante a aula pudesse me prejudicar, isso me ajudaria a evitar o telefone na sala de aula", explica o professor.
Os pesquisadores testaram os estudantes pedindo para que eles respondessem a mensagens de texto sobre o conteúdo dado na sala de aula. Também foi pedido para que os universitários variassem a forma das mensagens, podendo ser uma resposta a outra mensagem ou a composição de uma nova.
A partir da pesquisa foi estabelecida uma relação direta entre fazer anotações durante a aula e o engajamento nas mídias sociais.
Isso porque, segundo os pesquisadores, ao escreverem sobre o conteúdo da aula em mensagens de texto ou no Twitter, os alunos têm um comportamento semelhante ao de tomarem notas no caderno: estão focados no que estão fazendo, processam palavras-chaves e memorizam o que é mais relevante.
BUSCA POR INTERAÇÃO IDEAL NO CELULAR
Para Kuznekoff, a interação online dos estudantes com o conteúdo da aula ainda não é a ideal e será necessária muita experimentação dos professores para ver o que realmente funciona de maneira significativa.
Ainda assim, o especialista enxerga algumas atitudes que já podem ser adotadas em salas de aula, como postar dúvidas ou comentários no Twitter para o professor responder.
"Outra maneira dos estudantes interagirem com a disciplina é postando questões antes da aula ou, em alguns casos, usando aplicativos específicos durante a aula para ajudá-los a interagirem com o conteúdo", completa Kuznekoff.
Mas enquanto os alunos parecem mais abertos às novas inovações nas salas de aula, muitos professores ainda são contra o uso de celulares enquanto explicam a matéria - inclusive o autor da pesquisa.
"Eu também não gosto quando meus estudantes usam seus celulares durante a aula, mas não posso impedir que eles os levem", admitiu.
Kuznekoff acredita que os professores devem usar a tecnologia para complementarem suas aulas. "Em uma das minhas aulas, por exemplo, eu poderia pedir aos meus alunos procurarem material extra em seus telefones e usar essas informações para nossa discussão", aponta o professor.
PESQUISA APONTA PREJUÍZOS DO CELULAR NA SALA DE AULA
Entretanto, a pesquisa de Kuznekoff e Titsworth aponta que mandar mensagens sem relação com o conteúdo da aula ou com muita frequência pode interromper o aprendizado.

O estudo também indicou que aqueles que tuitam com frequência sobre assuntos não relacionados a aula tiram notas mais baixas do que aqueles que postam o que estão absorvendo na rede social.

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