quinta-feira, 16 de julho de 2015

Rios seguem subindo no RS e colocam Defesa Civil em alerta

Preocupação é maior com o nível do Rio do Sinos e Rio Uruguai.
Cidades banhadas pelas águas estão sendo monitoradas no estado.

Do G1 RS
Nível do Rio Uruguai em São Borja (RS) está subindo (Foto: Gabriela Fogliarini/RBS TV)Nível do Rio Uruguai em São Borja (RS) está subindo (Foto: Gabriela Fogliarini/RBS TV)
Embora a chuva tenha diminuído de intensidade, a Defesa Civil segue em alerta no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (16), o órgão monitora os pontos mais críticos do estado, principalmente as cidades situadas no Vale do Caí, Vale do Sinos, Norte e Fronteira Oeste.
Banhadas pelo Rio Uruguai, os municípios de Itaqui e São Borja devem ser atingidos pelas águas nas próximas horas, porque o nível segue subindo. Na Região Metropolitana, se mantém a preocupação com Montenegro, São Sebastião do Caí, Campo Bom e Esteio.
Segundo o último balanço da Defesa Civil estadual, divulgado no fim da tarde de quarta (15), 4.856 pessoas foram atingidas pela chuva, das quais 716 estão desabrigadas (levadas para abrigos do poder público) e cerca de 4.100 desalojados (na casa de familiares e amigos). A chuva já afetou 41 cidades no estado.
Ao menos cinco municípios já informaram à Defesa Civil sobre decreto de situação de emergência: Esteio, RolanteRiozinhoBarra do Guarita e Esperança do Sul. O atual panorama, no entanto, pode alterar esse cenário. Um novo boletim deve ser divulgado no final da manhã.
"O solo está saturado. A média de chuva no mês de julho no estado é de cerca de 120 mm. Somente de domingo a terça, nós tivemos 200 mm. Ou seja, quase o dobro do mês todo", diz aoG1 o subchefe da Defesa Civil no estado, tenente-coronel Alexandre Martins de Lima.
Em Esteio, água nas ruas njá baixou, apesar da chuva fina que caiu nas últimas horas. Cerca de 600 pessoas seguem foram de casa. Porém, o Rio do Sinos sobe lentamente em Novo Hamburgo e São Leopoldo e é monitorado com atenção pela Defesa Civil.
"No Rio do Sinos, apesar da vazão maior, a quantidade de chuva foi alta, então o nível continua subindo. Estou monitorando com muita atenção", explica o subchefe. "O Rio Caí estacionou", acrescenta.
Em Montenegro, dez famílias ainda não conseguiram retornar para as residências com a cheia. Mas a expectativa é de que o Caí volte para o leito até sexta (17). O mesmo ocorre em São Sebastião do Caí, onde rio chegou a atingir 10 metros acima do normal.
Na Fronteira Oeste, o aumento da vazão do Rio Uruguai gera preocupação extra comSão Borja e Itaqui. Em Uruguaiana, a previsão é que o nível suba mais até o fim de semana. A última informação da Defesa Civil é que o nível está quase 7 metros acima do esperado.
"A água deve subir e atingir algumas famílias, mas não tem como prever quando exatamente. Eu perdi minha previsão padrão. Itaqui e São Borja são cidades com casas situadas na barragem do rio. Mas as coordenadorias regionais da Defesa Civil já estão trabalhando de forma preventiva junto às comunidades", adianta Lima.
No Norte, em Iraí, cerca de cem famílias estão acomodadas em casas de parentes (veja no vídeo). No ano passado o município registrou uma das maiores enchentes da história e agora, pouco mais de um ano depois, os moradores sofrem com o mesmo drama.
Em Barra do Guarita, na divisa com Itapiranga (SC), a administração municipal suspendeu as aulas da rede pública de ensino a partir desta quinta (16) em virtude da situação de emergência. Trinta e três famílias precisaram sair de casa devido ao aumento do Rio Uruguai, que chegou a quase 12 metros acima do nível normal.
A  travessia de balsa até a cidade catarinense, do outro lado do rio, está suspensa. Assim como o trajeto para a Argentina realizado em Porto Mauá e emPorto Xavier, que também foi interrompido nas duas cidades. No trecho, o nível do Rio Uruguai chegou a quase 15 metros acima do volume normal.
A Defesa Civil atua com 12 equipes em todas as regiões atingidas por chuvas e alagamentos - quatro estão na Região Metropolitana, quatro no Noroeste e as demais espalhadas pelo estado.
Rio Taquari começa a baixar
O nível do Rio Taquari começou a baixar na manhã desta quinta (16). No entanto, mais de 10 famílias continuam impossibilitadas de voltar para casa em Lajeado, porque na cidade o Taquari chegou a alcançar mais de 7 metros acima do normal.
Segundo a Defesa Civil, a tendência é que as águas recuem ao longo do dia.
Em Estrela, três famílias tiveram que deixar as casas. A água que impedia o acesso a Colinas pela ERS-129 recuou, mas ainda é necessário utilizar um desvio pela estrada de chão para chegar até a cidade.
Em Arroio do Meio, uma família precisou deixar o local onde mora e foi levada para a casa de parentes. Em Taquari, segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, cerca de 50 famílias saíram de casa, mas todas foram para a residência de amigos e familiares.
Rio Taquari RS (Foto: Daniela Mallmann/RBS TV)Rio Taquari começou a baixar nesta quinta-feira (16) (Foto: Daniela Mallmann/RBS TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário