terça-feira, 11 de agosto de 2015

10/08/2015 19h07 - Atualizado em 11/08/2015 07h45

Motorista do Uber diz que foi agredido e sequestrado por taxistas em SP

Grupo de 20 pessoas teria ameaçado e vandalizado carro da vítima.
Prefeitura afirmou que irá cassar o alvará dos taxistas envolvidos.

Do G1 São Paulo
Um motorista do aplicativo Uber disse à polícia que foi sequestrado e agredido por um grupo de taxistas na madrugada de sábado (8) na região de Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado no 14º Distrito Policial, a vítima foi até a Rua Santa Justina após ser chamada pelo aplicativo, por volta das 3h20 do sábado. Quando percebeu a presença de cerca de 20 taxistas, tentou dar ré, mas a rua foi fechada pelo grupo, segundo relato dele, que atirou pedras no carro. O motorista, que não quer se identificar, enviou a foto do carro vandalizado ao G1.
O motorista afirma que tentou fugir a pé, mas que foi alcançado por quatro pessoas dentro de um táxi, que mandaram que ele entrasse no veículo, ameaçando a vítima com uma arma de fogo. Dentro do carro, ele teria levado um soco no rosto.
O sequestro durou cerca de 20 minutos e o motorista foi deixado na Rua Funchal. A Polícia Militar encontrou o veículo dele às 7h42 do sábado na Rua Clodomiro Amazonas, no Itam Bibi, com o vidro traseiro quebrado e o vidro dianteiro avariado.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, determinou que a Secretaria dos Transportes inicie o processo de cassação dos alvarás dos taxistas que tiverem sua participação comprovada na agressão ao motorista.
Carro teve a lateral danificada, segundo o motorista do Uber (Foto: Arquivo pessoal)Carro teve a lateral danificada, segundo o motorista do Uber (Foto: Arquivo pessoal)
O presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi identificou ao menos um taxista envolvido na confusão e disse que vai denunciá-lo ao departamento de transportes públicos. A Uber afirmou que está dando total apoio ao motorista agredido.
Quem tiver informações sobre o caso pode passar para o Disque-Denúncia, 181, ou para o 190, telefone da Polícia Militar.
Polêmica
Desde abril, os taxistas de São Paulo tem protestado contra o aplicativo, que utiliza carros particulares para a locomoção de passageiros.
Em maio, a Justiça de São Paulo derrubou a liminar que determinava a suspensão das atividades do Uber no Brasil.
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em 30 de junho, o projeto de lei 349/2014, que proíbe o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para transporte remunerado de pessoas. O projeto precisa ainda passar por uma segunda votação e ser sancionado pelo prefeito Fernando Haddad (PT).
No início de agosto, deputados estaduais de São Paulo começam a discutir o projeto de lei 1090/2015, que proíbe o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte remunerado individual nos 645 municípios do estado de São Paulo.
Debate na Câmara
axistas e representantes do aplicativo Uber participam nesta segunda-feira (10) de um debate na Câmara Municipal de São Paulo sobre mobilidade urbana. A sala onde o evento é realizado tem lotação para 90 pessoas e ficou totalmente ocupada.
Parte dos taxistas que não conseguiu entrar assistiria ao evento por um telão instalado do lado de fora do prédio. O evento é organizado pelo vereador Ricardo Young (PPS) que se opõe ao projeto de lei que proíbe a Uber em São Paulo. Taxistas pressionam os vereadores a aprovar o projeto.
O promotor Silvio Marques disse que cabe à Prefeitura legislar sobre táxis. Ele diz que o serviço deve ser outorgado por meio de licitação.
O debate teve momentos acirrados. Um taxista disse que estava afim de debater, mas Uber se esconde. "Desafio os representante da Uber a debater conosco. E a vir trabalhar conosco, mas dentro da lei".
Daniel Mangabeira trabalha na Uber e diz que em absoluto a Uber é ilegal, o que provocou risos entre os taxistas. "Há lastro legal", afirmou.
Taxistas reagiram quando Mangabeira disse que a Uber não quer disputar mercado com os taxistas. O presidente do sindicato dos taxistas disse que não estava para ouvir besteira.
Motorista do Uber diz que carro teve o vidro quebrado por pedradas (Foto: Arquivo pessoal)Motorista do Uber diz que carro teve o vidro quebrado por pedradas (Foto: Arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário