terça-feira, 11 de agosto de 2015

Ferguson entra em estado de emergência no 2º dia de protestos

Atos lembram morte de adolescente negro desarmado em agosto de 2014.
Na segunda, um agente ficou gravemente ferido.

Do G1, em São Paulo
A polícia prendeu nessa terça-feira (11) uma série de pessoas que participavam de mais um dia de manifestações em Ferguson, no Missouri, para lembrar o aniversário da morte do adolescente negro desarmado Michael Brown por um policial branco em agosto de 2014. Após as prisões, a polícia do condado de Saint Louis, que está a cargo da segurança na cidade, declarou estado de emergência.

Dezenas de pessoas se concentraram na noite desta terça-feira na avenida West Florissant de Ferguson, epicentro dos distúrbios que se seguiram à morte de Brown há um ano, em um protesto que deixou de ser pacífico por volta das 23h (horário local, 1h de Brasília), de acordo com a agência Efe.
Alguns manifestantes lançaram garrafas contra os agentes enquanto estes tentavam dispersar os protestos para evitar uma nova noite de violência como a de domingo (9).

Pelo menos nove pessoas, entre elas uma jovem de 18 anos, foram detidas nesta terça. Cerca de 50 manifestantes já tinham sido detidos durante uma concentração em frente a um juizado federal que pedia a dissolução do departamento de polícia de Ferguson.

As autoridades afirmam que o estado de emergência foi declarado devido ao "potencial de danos a pessoas e propriedades". A tensão marca os protestos que começaram no domingo (9). Na segunda-feira (10), um manifestante ficou ferido após se envolver em confronto com a polícia. Tyrone Harris Jr., de 18 anos, que ficou gravemente ferido continua hospitalizado em estado crítico.
Manifestante é preso durnte protesto em Ferguson, no Missouri (Foto: Lucas Jackson/ Reuters)Manifestante é preso durnte protesto em Ferguson, no Missouri (Foto: Lucas Jackson/ Reuters)

Manifestantes discutem com policiais durante protesto contra morte de Michael Brown em Ferguson (Foto: Jeff Roberson/ AP)Manifestantes discutem com policiais durante protesto contra morte de Michael Brown em Ferguson (Foto: Jeff Roberson/ AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário