sexta-feira, 29 de maio de 2015

Ator perde 76 kg após mudar hábitos e diz que voltou a sorrir: 'Só alegria'

Thiago de Castro, 31 anos, pesava 155 kg e conseguiu chegar a 79 kg.
Ele não fez cirurgia e alcançou meta com alimentação saudável e exercícios.


O ator e cantor Thiago de Castro Camargo, de 31 anos, conta que perdeu 76 quilos após mudar de hábitos. Morador de Goiânia, ele emagreceu, sem intervenções cirúrgicas, e diz que isso o transformou em uma pessoa muito mais feliz e cheia de energia. “Antes, eu tinha vergonha de tudo e vivia escondido, apático. Eu perdi outro de mim e voltei a sorrir. Agora, minha autoestima está lá no alto e sou só alegria”, afirma.
Com 1,81 metro de altura, Thiago chegou a pesar 155 kg e a usar manequim 60. Agora, com 79 kg e calça tamanho 40, ele mostra a roupa antiga como um "troféu". “Eu guardo essa calça para nunca me esquecer das dificuldades que passei. Sempre vou pensar como gordo, e morrer de vontade ao ver uma pizza. Mas agora já sei como me controlar, e comer de tudo sem que isso me faça mal. Eu passei a controlar a comida e não mais o contrário”, diz.
Thiago conta que sempre foi gordinho, mas a situação piorou quando o pai dele morreu, em 2011. “Eu fiquei muito depressivo e descontava na comida. Além disso, fumava, fazia consumo de bebidas alcoólicas e levava uma vida totalmente desregrada e sedentária. Isso refletiu ainda mais no meu corpo”, lembra.
Ele só passou a se preocupar com a situação quando procurou um médico e ouviu que a única forma de parar de engordar era fazendo uma cirurgia de redução do estômago. “Eu o interrompi na hora e disse que não faria isso, pois era contra e que eu ia conseguir sozinho. O médico riu na minha cara e disse que sabia que em breve eu voltaria lá, pois era a única forma de emagrecer. Mas mudei de vida e nunca voltei”, comemora.
Nessa época, Thiago cantava com uma banda e trabalhava como assessor de imprensa em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Ao pegar férias, foi ao Rio de Janeiro com um grupo de amigos para passear. Ele lembra que se apaixonou pela cidade e, ao receber uma proposta de um diretor de teatro para fazer uma peça, pensou que seguir a carreira de ator poderia ser o estímulo que ele precisava.
“Eu voltei para casa, pedi demissão do trabalho, aluguei meu apartamento, vendi meu carro e fui estudar teatro lá. Parecia loucura, mas eu achei que era a hora de seguir um sonho que eu sempre tive que era o de atuar e me preparei para isso. Porém, não imaginava que meu peso seria meu principal inimigo, pois eu tinha tudo o que precisava para ser um bom ator, menos o padrão esperado por todos”, lembra.
Sendo assim,  por conta própria, Thiago iniciou uma dieta e passou a fazer exercícios físicos. Com isso, ele conseguiu atingir 78 kg. “Mas não foi um emagrecimento saudável. Eu estava magro, mas vivia cansado, tinha olheiras, só queria ficar deitado. Estava sempre mal-humorado e não estava contente, apesar de ter perdido peso. Com isso, acabei engordando de novo até chegar a pesar 120 kg”.

Reviravolta
A nova mudança na vida do ator veio no começo do ano passado, quando ele voltou para Goiânia e foi convidado por uma colega a conhecer uma consultoria de bem-estar – uma espécie de assessoria para alimentação e suplementação saudável.

“Eu fui conhecer e não acreditei de cara, pois muita gente emagrece após fazer o consumo desses produtos. No entanto, o mais importante que aprendi foi como ter estímulo para mudar meus hábitos. Não adiantava apenas fazer exercícios e uma dieta radical, pois eu ficaria doente. Aí, passei a cuidar da minha alimentação melhor, comendo de três em três horas e a consumir muita água. Minha vida mudou”.

Com a nova rotina, Thiago voltou a perder peso e atualmente está com 79 kg. Apesar do efeito “sanfona”, ele diz que nunca fez nenhuma intervenção cirúrgica para retirar o excesso de pele.

“Como eu passei a tomar suplementos e a comer bem, minha pele voltou a ganhar elasticidade e tudo foi se encaixando novamente. Ainda tenho um pouco de estria na região da barriga, mas elas não me incomodam. Se der, um dia, até posso fazer um tratamento para removê-las. Mas perto de tudo o que eu passei, da mudança que eu tive, elas são irrelevantes”, destacou.
Oportunidade profissional
Após obter resultados positivos, Thiago viu no seu novo estilo de vida uma oportunidade profissional. Há quatro meses, passou a atuar como um consultor de vida saudável, ou coaching de bem-estar, como explica, e passou a ajudar outras pessoas a emagrecer.
Eu sou a maior vitrine que poderia ter. Aí, quando as pessoas tinham conhecimento da minha história, passavam a me pedir dicas. Eu falava com o maior prazer e vi que eu poderia passar a me dedicar a ajudar o próximo e a fazer disso minha profissão”, conta.

Sendo assim, ele começou a vender suplementos e a fazer o acompanhamento dos clientes. Além do planejamento alimentício, ele diz que ajuda as pessoas a traçar uma estratégia e a executá-la sem que seja preciso uma mudança muito radical.
“Eu converso com a pessoa e vejo onde ela quer chegar. Para isso, vemos o que ela pode fazer dentro das preferências, para que o processo de emagrecimento não se torne um sacrifício. Claro que ela terá que moderar a alimentação, mas também terá que fazer exercícios, seja ele qual for, dança, futebol, academia. O meu papel é incentivar a pessoa a continuar, não importam os obstáculos, e mostrar os caminhos para isso”.
Atualmente, ele presta consultoria para 40 clientes e diz que trabalha com o sorriso no rosto, feliz por ajudar ao próximo, e que eles são incentivos para que ele não volte a engordar. Além disso, costuma postar em sua página no Facebook mensagens e dicas para quem quer deixar o sedentarismo e a adquirir novos hábitos saudáveis.
“Eu me sinto vitorioso por ter mudado a minha situação. Mas hoje a minha maior recompensa é poder repassar isso adiante e ouvir das pessoas que eu sou um exemplo. Se eu consegui, todos conseguem”, acredita.

Justiça de SP decide que Champinha vai continuar internado, diz MP

Ele será acompanhado por MP e CAPS e será reavaliado em três meses.
Aos 16 anos, ele matou Liana Friendenbach e ajudou a matar namorado.

Uma audiência no Fórum de Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, nesta quinta-feira (28) decidiu que Roberto Aparecido Alves Cardoso, o Champinha, de 28 anos, vai seguir internado na Unidade Experimental de Saúde, na Vila Maria, onde está há nove anos, e será reavaliado em nova audiência daqui três meses, de acordo com o Ministério Público. Neste período ele será acompanhado por uma equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma do Ministério Público.
Acusado de participar das torturas e dos assassinatos de Felipe Caffé, de 19 anos, e Liana Friedenbach, de 16, em 2003, Champinha chegou por volta das 13h30 ao Fòrum e deixou o prédio por volta das 15h. A audiência terminou às 20h após seis horas de reunião entre juiz, promotora, defensor público e representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.
A Justiça de São Paulo promoveu a audiência com a presença Champinha para decidir se o mantém internado na Unidade Experimental de Saúde (UES), na capital paulista, ou o coloca em liberdade, em regime ambulatorial para ele continuar o tratamento mental. Ele estaria há cerca de cinco anos sem comparecer a uma audiência judicial.
A promotora Maria Gabriela Prador Manssur disse ao final da audiência: "O que preocupa é essa falta de perspectiva, não ter trabalho lá dentro atendimento multidiplinar. Com isso a gente concordou, que ele possa fazer alguma prestação de serviço lá dentro."
"Deve aumentar o acompanhamento que já é feito dentro da unidade, e que ele seja avaliado por uma outra equipe tanto do Ministério Público quanto do CAPS. Por outro lado, a nossa preocupação é manter a sociedade fora de qualquer situação de risco. A gente tem de preservar os direitos humanos dele e dos demais cidadãos."
Champinha vai continuar sendo assistido pelo psiquiatra Dr. Paulo Sérgio Calvo, que também foi ouvido hoje. "O Ministério Público sempre quis a proteção da sociedade por a partir do momento em que ele oferece risco à sociedade, a luta do MP é sempre pela manutenção da internação", disse a promotora.
Segundo a promotora, durante audiência foi muito questionada a forma como Champinha vive dentro da unidade. "Discutimos a ideia dele fazer um curso profissionalizante ou ter alguma opção de trabalho. É importante a sociedade estar preservada e ele estar tendo todos os direitos preservados. A partir do momento que oferece risco à sociedade pela patologia que possui (retardo mental leve e comportamento sociopata), pode colocar em risco a sociedade."
Segundo ela, foi apresentada uma proposta de desinternação inspirada no modelo do programa "De volta para casa", do Governo Federal. A proposta foi rejeitada.
A Defensoria Pública e o juiz que participou da audiência não quiseram dar entrevista alegando que o caso está em segredo de Justiça.

Expedição revela mundo escondido dos plânctons

Equipe internacional recolheu quase 200 mil espécies de micro-organismos e já identificou 5 mil vírus novos após viagem de 3 anos pelos oceanos.



O mundo escondido dos menores organismos do mundo foi revelado em uma série de estudos divulgados na publicação científica Science.
Uma equipe internacional vem estudando amostras de plâncton coletadas durante uma expedição global de três anos.
Até agora, eles encontraram 35 mil espécies de bactérias, cinco mil novos vírus e 150 mil plantas e criaturas unicelulares.
Os pesquisadores acreditam que a maioria desses micro-organismos são novos para a ciência.
"Temos a descrição mais completa até agora de organismos planctônicos: quais são vírus, bactérias e protozoários. Finalmente temos um catálogo do que existe no mundo", disse Chris Bowler, do Centro Nacional para a Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês), em Paris, à BBC News.

Japão esvazia ilha no sul do país após erupção do vulcão Shindake

Explosão não provocou vítimas, segundo polícia japonesa.
Moradores deixaram ilha de Kuchinoerabu em barcos.



As autoridades japonesas ordenaram nesta sexta-feira (29) a retirada de 137 moradores da ilha de Kuchinoerabu, no sul do país, após erupção do vulcão Shindake.
A erupção do monte Shindake, iniciada às 9h59 local  (21h59 de quinta-feira, 28, em Brasília) não provocou vítimas ou danos materiais significativos, segundo a polícia da ilha vizinha,Yakushima.
Os moradores abandonaram a ilha de Kuchinoerabu a bordo de barcos fretados pela Guarda Costeira e pela prefeitura local.
Imagens da TV japonesa mostraram uma enorme coluna de cinzas sobre a cratera do vulcão.
O Japão está situado no chamado "cinturão de fogo do Pacífico", uma zona de terremotos e vulcões.

Efeito de 'hormônio do amor' é comparável ao do álcool, diz estudo

Pesquisadores dizem que oxitocina, substância produzida pelo corpo e que tem papel chave nas interações sociais também pode aumentar agressividade


Uma pesquisa da Universidade de Birmingham, na Grã-Bretanha, sugere que o chamado "hormônio do amor", a oxitocina, tem um efeito no comportamento comparável a de bebidas alcoólicas e que este efeito é ainda maior do que se imaginava antes.
Este hormônio, produzido no hipotálamo, é conhecido por ter um papel importante em determinar nossas interações sociais e reações a parceiros românticos (por isso, o apelido). A oxitocina também um papel importante em partos e na conexão afetiva entre mãe e filho.
A oxitocina também tem uma versão sintética, usada como medicamento, geralmente injetável ou aplicada via nasal. Este medicamento é usado para estimular o parto e lactação.
Segundo os cientistas britânicos, a oxitocina estimula comportamentos como altruísmo, generosidade e empatia, deixa as pessoas mais abertas a confiarem em outras. O hormônio remove algumas barreiras que funcionam como inibidores sociais: medo, ansiedade e estresse.
"Pensamos que valia a pena explorar esta área, então agrupamos pesquisas já existentes sobre os efeitos da oxitocina e do álcool e nos chamou a atenção as semelhanças incríveis entre os dois compostos", afirmou Ian Mitchell, da Escola de Psicologia da Universidade de Birmingham.
"Eles parecem ter como alvo receptores diferentes no cérebro, mas causam ações comuns na transmissão GABA no córtex pré-frontal e nas estruturas límbicas. Estes circuitos neurais controlam a forma como percebemos o estresse e a ansiedade, especialmente em situações sociais como entrevistas, ou talvez até arrumando a coragem para convidar alguém para um encontro."
"Tomar compostos como a oxitocina e o álcool podem tornar estas situações menos assustadoras", acrescentou.
A pesquisa, que se baseou em estudos anteriores, foi publicada nas revistas especializadas Neuroscience e Biobehavioral Reviews.
Bebida para acalmar
Segundo Steven Gillespie, da equipe de pesquisadores de Birmingham, a oxitocina, administrada via nasal em laboratório, provocava efeitos muito parecidos com os mais conhecidos efeitos do consumo de bebida alcoólica.
No entanto, os pesquisadores alertam contra o risco da automedicação, seja com o hormônio ou com a bebida, para tentar aumentar a confiança em momentos difíceis.
Tanto um como o outro trazem os mesmos efeitos negativos para saúde e para as habilidades sócio-cognitivas.
"As pessoas podem ficar mais agressivas, presunçosas, sentir mais inveja daqueles que considera seus competidores e aumentar também a possibilidade de assumir riscos desnecessários", diz o estudo.
"Não acho que vamos testemunhar uma época (no futuro) na qual a oxitocina será usada socialmente como uma alternativa à bebida alcoólica. Mas é uma substância neuroquímica fascinante e que pode ser usada no tratamento de problemas psicológicos e psiquiátricos", afirmou Gillespie.
"Compreender exatamente como (a oxitocina) reprime certos modos de ação e altera nosso comportamento pode dar benefícios reais para muitas pessoas. Esperamos que esta pesquisa esclareça isto e abra novos caminhos que ainda não tenhamos considerado", acrescentou.

Metroviários desrespeitam decisão da Justiça e metrô não funciona em BH

Categoria protesta contra Lei da Terceirização e Medidas Provisórias.
TRT-MG determinou funcionamento de escala mínima de 50% dos trens.


O metrô que faz viagens entre Belo Horizonte e Contagem não está em funcionamento na manhã desta sexta-feira (29). Mesmo com a decisão do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) que determina uma escola mínima de 50%, os metroviários aderiram à paralisação de 24 horas.
Os metroviários decidiram aderir à paralisação nacional, convocada pelas centrais sindicais, para protestar contra o Projeto de Lei da Terceirização e às Medidas Provisórias 664 e 665 que retiram direitos dos trabalhadores em relação ao seguro-desemprego, ao auxílio doença e às pensões por morte.
De acordo com o Sindicato dos Metroviários (Sindimetro-MG), os funcionários do metrô decidiram em assembleia paralisar as atividades porque não aceitam as leis que estão sendo votadas na Câmara dos Deputados e no Senado, que, segundo a categoria, precarizam as relações de trabalho e que provocam o aumento da exploração dos patrões sobre os trabalhadores.
Q liminar do TRT-MG determina que os metroviários cumpram escala mínima com 50% dos trens circulando durante a durante todo o período da paralisação anunciada pela categoria nesta sexta-feira, a partir da 0h. A decisão impõe ainda multa de R$ 100 mil, a ser paga pelo Sindimetro-MG, em caso de descumprimento da liminar.
O despacho do desembargador José Murilo de Morais, 1º vice-presidente do TRT-MG, ordena que as composições circulem das 5h30 às 10h e das 16h às 20h, permanecendo em atividade quantos trabalhadores sejam necessários para o cumprimento de tal determinação.
A decisão do TRT-MG atende ao pedido ajuizado pela CBTU Belo Horizonte, na última quarta-feira (27), e estabelece ainda o funcionamento, durante quatro horas e 30 minutos, das áreas de manutenção de rede aérea, via permanente, sistemas fixos, oficina de manutenção, entre outras. Havendo serviço inadiável e essencial para o funcionamento seguro dos trens, os trabalhadores deverão cumprir a carga horária necessária para a execução do serviço.

Trabalhadores protestam e deixam o trânsito caótico no litoral de S. Paulo

Protesto foi organizado pelas Centrais Sindicais contra o governo.
Grupo iniciou manifestação às 6h e começou a liberar vias às 8h.

Dezenas de trabalhadores acordaram cedo nesta sexta-feira (29) para protestar contra as alterações no seguro-desemprego propostas pelo Governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Mudanças nas regras da pensão, no fator previdenciário e o projeto de terceirização também estão entre as pautas dos manifestantes.
A avenida da praia no limite entre os municípios de Santos e São Vicente, que permanecia bloqueada desde às 5h50, foi totalmente liberada para o tráfego de veículos às 8h15, quando os manifestantes começaram a deixar os locais. A proposta inicial era permanecer bloqueando o tráfego de veículos até às 10h, mas a chuva atrapalhou o plano do grupo.
Também por volta das 8h15, os manifestantes que se concentravam na avenida Martins Fontes, na entrada de Santos, começaram a liberar as vias e iniciaram uma caminhada em direção ao Centro da cidade. Apesar da liberação o trânsito permanecia complicada no local e centenas de motoristas faziam filas para tentar chegar ao trabalho.
Segundo o coordenador regional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Mário de Matos Soares, a manifestação é, principalmente, contra a terceirização dos serviços. “Ela acaba com os direitos do trabalhador, vai achatar os salários e provocar demissões. Além disso, tem o pacote fiscal que vai fazer a classe trabalhadora sofrer uma perda muito grande. Vamos perder, com essa medida, os direitos que foram conquistados com a luta de vários anos", diz.
Trânsito caótico
O protesto teve início por volta das 5h40. Motoristas que tentavam passar pela avenida da praia de Santos em direção a São Vicente foram impedidos por manifestantes que formaram um paredão. Para tentar fugir do trânsito e das filas de veículos que começaram a se formar, alguns motoristas optaram por escapar passando pelo canteiro central.
A Polícia chegou minutos depois para acompanhar o protesto e evitar tumultos. Por volta das 7h20, tanto a avenida da praia quanto a Martins Fontes permaneciam bloqueadas e, por isso, longas filas de veículos se formaram deixando o trânsito caótico. A rota alternativa entre as duas cidade é o Morro da Nova Cintra, que já apresenta grande tráfego de veículos.
Rodovias
Uma outra manifestação aconteceu na rodovia Cônego Domênico Rangoni, que dá acesso as cidades de Santos, Guarujá e Cubatão. Por volta das 6h50 a rodovia registrava 4km de congestionamento tanto no sentido do litoral, quanto em direção à capital Paulista.
Já na avenida Martins Fontes, na entrada de Centro de Santos, há tráfego lento para o motorista que chega à cidade pela rodovia Anchieta. De acordo com a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta Imigrantes (SAI), havia pelo menos 1 km de congestionamento, também reflexo da manifestação, por volta das 8h15.
Prejuízos
Quem depende do transporte coletivo também está tendo uma manhã complicada nesta sexta-feira. Muitos passageiros precisaram descer dos ônibus e estão seguindo a pé para o trabalho. “Fiquei sabendo por um grupo do celular sobre essa manifestação, mas pensei que seria na estrada e não no meio da cidade. Entendo o motivo deles, mas isso atrapalha quem acordou cedo pra trabalhar", reclama Wederson Souza Dantas, 20 anos, auxiliar de limpeza.
A faxineira Rosilda da Silva Santos também foi surpreendida com a manhã de protestos. "Fui pega de surpresa. Não sabia de nada. Mas acho válida essa atitude já que estão querendo prejudicar o direito dos trabalhadores", afirma.



Atos de trabalhadores na BA fecham rodovias como BR-101 e BR-324; veja

Sindicatos de diversas categorias bloqueiam trechos de principais rodovias.
Segundo polícias rodoviárias, trânsito está congestionado nessas regiões.

Trabalhadores da Bahia realizam manifestações em diversas rodovias do estado na manhã desta sexta-feira (29). Os atos fazem parte da paralisação nacional promovida pelas sindicais que mobiliza diversas categorias em todo o país. Na Bahia, até por volta das 8h40, eles já foram registrados na BR-324, BR-101 e BA-535, no trecho conhecido como Via Parafuso, e deixam o tráfego de veículos lento nessas regiões.


Na BA-535, o Sindicato dos Trabalhadores da Índústria Química, Petroquímica, Plástica, Farmacêutica do Estado da Bahia (Sindiquímica) afirma que a manifestação começou por volta das 4h e é contra a aprovação, na Câmara dos Deputados, de projetos como a PL 4330, que trata da terceirização. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) não tem informações sobre a extensão do congestionamento.
Na BR-324, a manifestação acontece nos dois sentidos dos quilômetros 518 e 616, na região de Feira de Santana. No caso desse último trecho, ele já foi liberado. O ato permanece no quilômetro 518, sentido Feira de Santana - Salvador. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirma que apenas uma das faixas está liberada e o tráfego de veículos está lento.
Já na BR-101, o protesto acontece nos dois sentidos quilômetro 222, na região do município deCruz das Almas, a 146 quilômetros de Salvador. Segundo a PRF, até por volta das 8h40 a região registrava um congestionamento com extensão entre 10 e 15 quilômetros.
Mobilização
O "Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos e da Democracia" é organizado por centrais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Intersinsical, Conlutas, Nova Central, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Após negociação, ônibus voltam a circular em Porto Alegre

Policiais do BOE fizeram a escolta dos primeiros veículos que saíram.
Garagem foi liberada às 8h29 desta sexta-feira; motoristas foram vaiados.


Após negociação com a Brigada Militar, os ônibus da Carris voltaram a circular às 8h29 desta sexta-feira (29) em Porto Alegre. Os veículos da Unibus e Conorte também voltaram às ruas por volta do mesmo horário. Policiais do Batalhão de Operações Especiais fizeram a escolta.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estima que por volta das 10h todas as linhas de ônibus já estejam normalizadas. As estações de trem seguem fechadas.
Em Canoas, na Região Metropolitana, os ônibus das empresas Vicasa e Sodal foram liberados por volta das 8h40. As garagens estavam bloqueadas por manifestantes e sindicalistas.
Alguns veículos começaram a circular por volta das 7h. Ônibus da STS operam desde o começo da manhã. Piquetes foram montados em frente a garagens com integrantes de movimentos sindicais. Pouco antes das 7h, policiais militares iniciaram uma negociação em frente à garagem da Carris, na Zona Leste de Porto Alegre, com os manifestantes, para que liberassem a saída dos coletivos.
Mesmo sabendo da greve, passageiros se deslocaram a pontos de ônibus para tentar se deslocar aos locais de trabalho. Foi o que fez o metalúrgico Julio Silva, de 40 anos, que às 6h já aguardava algum ônibus na rua: "Sabia da greve, mas achei que iam liberar os ônibus por agora, mas não apareceu nenhum. Liguei para o meu chefe, e ele vai me buscar", contou ao G1 por volta das 7h20, já atrasado para o trabalho.
Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB-RS), Guimar Vidor disse em entrevista à Rádio Gaúcha antes das 6h desta sexta que "o objetivo está sendo atingido em Porto Alegre e na Região Metropolitana, com movimentos também nas principais regiões (do estado)". Ele está em frente à garagem da empresa de ônibus Carris.
A EPTC liberou o transporte de passageiros em pé em lotações durante a greve, e esses veículos estão autorizados a trafegarem em corredores de ônibus.
Já as estações da Trensurb estão fechadas neste começo de manhã. Conforme a empresa, "não há condições de manter o serviço", em função da greve dos metroviários, que aderem à paralisação. "Sindicato manteve a greve, mesmo com decisão judicial de manter serviço no horário do pico", destacou a Trensurb.
O trânsito na Região Metropolitana de Porto Alegre ficou complicado no começo da manhã, com filas de carros na BR-116, em Canoas.
Embora seja difícil prever quantas pessoas irão aderir ao movimento e não comparecer ao trabalho, sindicatos de várias categorias confirmaram participação, entre eles, rodoviários, metroviários, bancários e professores de escolas e universidades, públicas e privadas.
Pelo interior do estado
Outras cidades também enfrentam problemas pela manhã. Em Caxias do Sul, na Serra, um protesto se iniciou na BR-116 por volta das 6h30, com integrantes do Sindicato dos Metalúrgicos. O trânsito é bloqueado em frente a uma empresa de transporte rodoviário de cargas. Ônibus circulam na cidade.
Com a paralisação nacional contra a lei de terceirizações e medidas fiscais, a Rodoviária de Porto Alegre amanheceu sem ônibus com destino a Pelotas. Segundo o terminal, a empresa Expresso Embaixador informou que a suspensão deve ocorrer até 11h. A mesma companhia registra adesão de funcionários ao movimento em Pelotas.
Na Região Metropolitana, moradores de Canoas reclamam que ônibus não circulam nesta manhã.
Sobre o dia de greve
Além de paralisar atividades, os servidores devem se reunir em pontos diferentes da cidade, conforme cada categoria, e fazer uma caminhada até o Palácio Piratini, como forma de protesto. Segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), a concentração será às 12h, em frente à Fecomércio (Rua Alberto Bins, 665). Depois, os manifestantes seguiram em caminhada até a Praça da Matriz, onde fica a sede do governo do estado.
A data foi convocada por centrais sindicais e movimentos sociais como o Dia Nacional de Paralisações e Manifestações, contra o projeto de lei da terceirização e as medidas provisórias 664 e 665 — que, respectivamente, altera os critérios de duração da pensão por morte, concessão do auxílio-doença e auxílio-reclusão e muda as regras da concessão do seguro-desemprego, abono salarial e seguro-defeso.
Saiba quais serviços podem ser afetados:
Transporte público
A previsão do Sindicato dos Rodoviários era paralisar as atividades desde as 4h, o que está se cumprindo na maioria das mepresas.
Uma liminar obtida na Justiça do Trabalho determina a circulação de 30% da frota durante todo o dia e 50% no horário de pico. A medida vale só para Porto Alegre. O descumprimento prevê pagamento de multa R$ 50 mil. O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Adair da Silva, disse que a entidade vai acatar a decisão.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirmou que equipes irão monitorar a circulação do transporte coletivo desde a madrugada, junto às garagens, nas vias e pelas câmeras da Central de Monitoramento.
Os metroviários também aprovaram a paralisação dos trens, e ao menos no começo da manhã não trabalham. Também foi obtida uma liminar para que as composições circulem com 100% de sua capacidade nos horários de pico, sob pena de multa diária no valor de R$ 30 mil.
Para tentar amenizar o impacto da mobilização de rodoviários e metroviários, a Metroplan informou que haverá reforço entre os coletivos metropolitanos. Autorizou ainda que as empresas permitam a circulação dos ônibus com passageiros em pé, tanto nos executivos como nos seletivos. Também estão autorizadas as paradas para embarque de passageiros nos pontos da capital. Haverá ainda funcionamento normal do sistema de lotações, com atendimento de 437 veículos. Se for necessário, serão liberados passageiros em pé.
Bancos
Além de Porto Alegre, onde a categoria aprovou a paralisação em assembleia, bancários de Camaquã e Pelotas, no Sul, além de cidades do Vale do Caí e Vale do Paranhama também irão parar as atividades.
Escolas e universidades
Professores de escolas e universidades, públicas e privadas, também devem aderir ao movimento. Em relação à rede pública estadual, o Cpers deve realizar uma série de atos, entre eles a caminhada junto à CUT-RS. A ADUFRGS, entidade sindical que representa os professores federais de ensino superior de Porto Alegre também confirmaram adesão, com um ato ao lado da Faculdade de Educação da UFRGS.
O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS) também aprovou a adesão à paralisação e a orientação aos filiados é que participem dos atos. Já o indicativo do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe) é que as instituições de ensino avaliem as condições de sua localidade para decidir sobre o funcionamento das aulas ou não.
Saúde
Em assembleia, o SindiSaúde aprovou participação da categoria na paralisação. Parte das atividades no Hospital de Clínicas deve ser afetada. Uma manifestação está marcada para acontecer em frente à casa de saúde.

PF cumpre 90 mandados de busca para combater esquema de lavagem

Operação batizada de 'Acrônimo' foi deflagrada em GO, MG, RS e DF.
Policiais federais apreenderam uma aeronave turboélice, em Brasília.

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (29), em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, uma operação para desarticular um suposto esquema de lavagem de dinheiro. Cerca de 400 policiais federais cumprem 90 mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara da Justiça Federal do DF. Também foi feito o sequestro judicial, em Brasília, de um avião particular, turboélice, avaliado em R$ 2 milhões.
Em nota, a PF informou que as investigações da operação batizada de Acrônimo tiveram início em outubro do ano passado, quando a corporação apreendeu R$ 116 mil com três pessoas em uma aeronave particular no aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, na capital federal – o mesmo avião apreendido nesta sexta-feira. O nome da operação, explicou a Polícia Federal, é uma referência ao fato de o prefixo da aeronave na qual foi localizado o dinheiro ser uma sigla formada pelas iniciais dos nomes dos familiares dos principais investigados.
Na apreensão do ano passado, a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar suposta lavagem de dinheiro. Os três passageiros que estavam no avião particular eram Marcier Trombiere Moreira, servidor de carreira do Banco do Brasil que trabalhou, no ano passado, na campanha do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT); o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, dono de uma gráfica que também prestou serviço para a campanha do governador petista e que, em 2010, chegou a ser investigado por supostas ligações com aprodução de dossiês contra candidatos do PSDB; e um homem identificado como Pedro Medeiros.
À época, a Coligação Minas Pra Você, de Pimentel, informou que Moreira e a gráfica de Oliveira Neto foram desligados com o fim da campanha eleitoral.

"Não podemos deixar espírito da Fifa ser dragado para lama”, diz Blatter

Discurso do presidente da Fifa antes da eleição pede colaboração para que o futebol seja limpo. Congresso teve protesto de manifestante pró-Palestina nesta sexta

Em um discurso que abriu a eleição para a presidência da Fifa, na manhã desta sexta-feira em Zurique, Joseph Blatter enfatizou mais uma vez querer transparência no futebol, pedindo colaboração às Federações para combater a corrupção. Abalado com o escândalo que atingiu a entidade, culminado quarta com a prisão de influentes executivos, o presidente frisou se tratar de indivíduos e não de toda a organização, realçando a importância de uma atuação incisiva para o combate ao jogo sujo.
- Há uma sombra sobre o futebol e sobre esse Congresso, por conta dos eventos que ocorreram. Vamos levantar essa sombra. Não podemos deixar espírito da Fifa ser dragado para lama. Quem está por trás são indivíduos e não toda a organização. Indivíduos que perderam de vista o fato de que nosso jogo é um esporte de equipe, onde todos buscam o mesmo objetivo - destacou.

Sempre pedindo colaboração, Blatter assumiu, como mandatário maior da entidade, sua parcela de responsabilidade nos indevidos rumos, porém insistiu na ajuda de todas as Federações para realinhar a entidade. - Aceito que presidente seja responsável por tudo, mas quero compartilhar responsabilidade com vocês e o Comitê Executivo. Eu os convoco a se juntarem a nós para colocar a Fifa de volta nos trilhos. A Fifa precisa de vocês – Joseph Blatter, que tenta o quinto mandato e tem no príncipe Ali bin Al-Hussein o único adversário.
Após o discurso do presidente, o Congresso da Fifa comunicou aprovação do relatório de atividades de 2014, sem votos contrários. Outra informação, esta fornecida um pouco antes da abertura do evento, é entrevista coletiva pós-votação foi adiada de hoje para amanhã. Dessa forma, o vencedor só responderá no sábado as perguntas dos jornalistas.
Durante o evento, uma manifestante pró-Palestina invadiu o local onde ocorrem os discursos e abriu uma bandeira. Joseph Blatter logo pediu que seguranças a retirassem 

Economia brasileira recua 0,2% no 1º trimestre de 2015, diz IBGE

Em valores correntes, PIB chegou a R$ 1,408 trilhão.
Na comparação com o mesmo período de 2014, a baixa foi de 1,6%.

A economia brasileira registrou queda de 0,2% no primeiro trimestre de 2015 em relação ao quarto de 2014. Em valores correntes (em reais), a soma das riquezas produzidas no período chegou a R$ 1,408 trilhão. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a baixa foi maior, de 1,6%.
Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (29).
O resultado negativo foi puxado pela queda de 0,7% no setor de serviços, que representa mais de 60% do PIB brasileiro. Seguindo o mesmo comportamento, a indústria também recuou em relação ao três últimos meses de 2014, 0,3%. Apenas a agropecuária, entre os três setores pesquisados pelo PIB, cresceu. A alta foi de 4,7%, segundo o IBGE.     
A expectativa do mercado era de que o PIB viria negativo. A previsão do IBC-Br, que pretende ser uma “prévia” do PIB, era de que a economia teria recuado 0,81% nesses três primeiros meses, com chance de o país entrar em recessão.
O próprio ministro da Fazenda, Joaquim Levy, havia afirmado no início do ano que o país poderia enfrentar um trimestre de contração na economia, em razão do período de ajuste fiscal adotado por sua equipe econômica.
Para todo o ano de 2015, a previsão mais recente dos economistas do mercado financeiro é de uma queda de 1,24% no PIB.  Se confirmado, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990 – quando foi registrada uma queda de 4,35%.

Homem-bomba explode em mesquita xiita na Arábia Saudita

Pelo menos duas pessoas morreram, segundo testemunhas.
Ataque é o segundo do tipo em uma semana na região.


Um homem-bomba matou duas pessoas nesta sexta-feira ao tentar entrar em uma mesquita muçulmana xiita no leste da Arábia Saudita, de acordo com testemunhas, no segundo ataque do tipo em uma semana.
Uma testemunha identificada somente como Ahmed disse que estava com sua família perto da mesquita al-Anoud quando "uma rápida explosão" aconteceu. Ele não sabia a causa da explosão. Ele disse que um homem foi morto ao tentar impedir o homem-bomba de chegar à mesquita. Outra testemunha disse que um pedestre também foi morto pela explosão.
Moradores publicaram fotos do corpo do homem suposto de ser o autor do ataque, assim como fotos de grandes nuvens de fumaça preta acima da mesquita.
Perfis em redes sociais mostraram um vídeo com objetivo de mostrar a congregação dentro da mesquita reagindo com choque e alarme ao som da explosão fora do prédio.
Um atentado suicida em 22 de maio matou 21 adoradores em uma mesquita xiita no vilarejo de al-Qadeeh em um ataque de autoria reivindicada pelo Estado Islâmico.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Em greve, rodoviários fecham DF-250 com pneus queimados

Cooperativa que atende 42 mil pessoas em 6 regiões parou nesta quarta.
DFTrans afirma que problema no sistema impossibilitou o pagamento.


Motoristas e cobradores da Cobrataete voltaram a fechar a DF-250 com pneus queimados na manhã desta quinta-feira (28) em protesto pelo pagamento do tíquete e da cesta básica, que estão atrasados há dois meses. A cooperativa completou dois dias de greve, deixando 42 mil passageiros de seis regiões administrativas do Distrito Federal sem ônibus.
Uma equipe com cinco militares do Corpo de Bombeiros trabalhava por volta de 7h30 no local para apagar o fogo e retirar pneus. O bloqueio provocou congestionamento para quem seguia no sentido dos condomínios, como o Residencial Privê La Font e o Del Lago, e da zona rural. Não há informações sobre feridos.
Motoristas e cobradores da Cobrataete voltaram a fechar a DF-250 com pneus queimados na manhã desta quinta-feira (28) em protesto pelo pagamento do tíquete e da cesta básica, que estão atrasados há dois meses. A cooperativa completou dois dias de greve, deixando 42 mil passageiros de seis regiões administrativas do Distrito Federal sem ônibus.
Uma equipe com cinco militares do Corpo de Bombeiros trabalhava por volta de 7h30 no local para apagar o fogo e retirar pneus. O bloqueio provocou congestionamento para quem seguia no sentido dos condomínios, como o Residencial Privê La Font e o Del Lago, e da zona rural. Não há informações sobre feridos.
Os funcionários já haviam feito paralisação no dia 21 de maio, mas voltaram ao serviçodepois de o governo garantir o repasse imediato de R$ 38,6 mil. O DFTrans disse que uma falha no sistema impediu o pagamento na data. A previsão é de que o débito seja feito até sexta-feira.
A cooperativa atende Varjão, Lago NorteLago SulParanoá, Itapoã e Planaltina diariamente. São 140 rodoviários, que trabalham em 42 veículos. Por causa da paralisação, paradas de ônibus estão lotadas desde a manhã desta quarta.
Diretor do Sindicato dos Rodoviários de Cooperativas, Alex Sandro dos Reis, afirmou que o tíquete custa R$ 418 e a cesta básica, R$ 196. “Decidimos ficar parados porque se não vai ficar pior. Já tem dois meses essa situação. O GDF diz para a gente que pagou, a empresa diz que não recebeu.”
O responsável pelo transporte operacional da cooperativa, Donizete de Sousa, negou que o governo tenha feito o repasse. Ele afirmou que o GDF deve R$ 1,6 milhão à Coopataete e R$ 6 milhões para outras cooperativas. "O GDF está faltando com a verdade. Na última paralisação que fizemos na semana passada eles falaram que iam liberar R$ 38 mil, mas não foi liberado", disse.
Manifestação anterior
Por volta das 8h desta quarta, os rodoviários botaram fogos em pneus e fecharam os dois sentidos da DF-250. Equipes do Corpo de Bombeiros foram enviados ao local para apagar o incêndio, enquanto policiais militares negociavam a liberação da via, que ocorreu às 8h30.
Uma cobradora  que não quis se identificar afirmou que o administrador regional do Paranoá esteve no protesto para pedir que os manifestantes liberassem a pista. Ela disse que o gestor se comprometeu a fazer um ofício para o secretário de Mobilidade cobrando um encontro com a categoria para discutir a situação.

Ninguém acerta e Mega-Sena acumula prêmio de R$ 12 milhões

Veja as dezenas sorteadas no concurso 1.708: 17 - 29 - 32 - 38 - 45 - 50.
Quinta teve 72 apostas ganhadoras; cada uma levou R$ 30 mil.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.708 da Mega-Sena realizado nesta quarta-feira (27), na cidade de Osasco (SP). O próximo sorteio da loteria, que acontece no sábado (30), terá prêmio acumulado em R$ 12 milhões, aproximadamente.
Veja as dezenas sorteadas: 17 - 29 - 32 - 38 - 45 - 50.
A quina teve 72 apostas ganhadoras, que levaram prêmio de R$ 30.205,91 casa uma. Outros 4.174 bilhetes acertam a quarta e levaram R$ 744,34 cada.
Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.